Você sabia que a inteligência artificial já é uma realidade no setor logístico? Empresas do segmento têm se beneficiado dessa tecnologia para melhorar o planejamento de rotas, o gerenciamento de estoques e o atendimento ao cliente. Mas, afinal, o que isso significa?
Muitos associam a IA a conceitos mais complexos, como robôs ou ferramentas para criar ou modificar vídeos, áudios e imagens, sem considerar sua aplicação na operação logística.
Na prática, soluções baseadas em inteligência artificial podem ser utilizadas em diversas áreas da cadeia logística, contribuindo para uma gestão mais eficiente.
Com o uso de ferramentas de IA, as organizações são capazes de acompanhar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, fazer análises preditivas com base em dados históricos, tendências de mercado e padrões de comportamento, além de responder dúvidas e oferecer informações de maneira ágil, proporcionando um atendimento personalizado aos clientes.
Toda essa automação traz inúmeros benefícios, seja em relação à eficiência operacional, à redução de custos, à melhoria da experiência e satisfação do cliente ou à tomada de decisão estratégica.
Com a inteligência artificial, as empresas têm a oportunidade de se tornarem mais ágeis e estarem preparadas para atender às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, exigente e em constante evolução.
IA na Movecta: resultados reais e o futuro em construção!
Transformar a operação logística por meio da implementação de novas tecnologias é um dos pilares da transformação digital da Movecta. A companhia utiliza inteligência artificial para aprimorar seus serviços e gerar valor para seus clientes.
A empresa já adota um sistema integrado de inteligência artificial e telemetria para monitorar o comportamento dos motoristas dentro da cabine dos caminhões. Essa tecnologia é capaz de detectar qualquer atividade inadequada do colaborador, como a falta do uso do cinto de segurança, alimentação, fumo ou uso do celular enquanto dirige. Como resultado, houve uma redução de 50% nos indicadores de acidentes.
Também utilizamos IA para apoiar a gestão de conteúdos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). Com um sistema web desenvolvido pelo nosso time de TI, o processo, antes disperso em planilhas e diferentes sistemas, agora está automatizado e centralizado. Ele facilita a criação de materiais de apresentação, gera indicadores de segurança e permite o controle da participação nos treinamentos. E, para quem precisa de um suporte extra, a IA ainda dá aquela “mãozinha” na preparação dos conteúdos.
Este é apenas um exemplo dos benefícios que a inteligência artificial e o poder do conhecimento podem trazer para as operações logísticas.
E você, já parou para pensar no que a IA já fez ou pode fazer para te ajudar a ser mais competitivo e estratégico?